sábado, 17 de dezembro de 2011

Procura-se Uma Farsa de Amor em Itinga

“PROCURA_SE Uma Farsa de Amor” espetáculo de Teatro de Rua da Trupe OPA!Lhaços


Jogar lixo pelas ruas e avenidas, bater em mulheres e crianças, abusar do poder manipulando as pessoas e ouvir som alto, sem respeitar o silêncio das pessoas, são situações que presenciamos diariamente e muitas vezes não nos indignamos. Este tema faz parte do espetáculo “PROCURA_SE Uma Farsa de Amor”, que será apresentado em praças públicas de Itinga em Lauro de Freitas, em dezembro e em janeiro de 2012, sempre às 17h.

 A encenação é da Trupe OPA!Lhaços, com roteiro de Marcos Moreira, com direção de Tonny Ferreira, a produção de Simone Requião. No elenco os atores Marcos Moreira e Eveline Ferraz. O espetáculo utiliza a linguagem do Circo e aborda as relações de incivilidades que vivenciamos no dia-a-dia.
 As apresentações aconteceram no Largo do Isaque (3 e 4 de dezembro), Parque Santa Rita, próxima a igreja de Santa Rita (10 e 11).
Hoje e amanhã, Largo do Sossego (17 e 18).

 Largo Francisco Pereira Franco (14 e 15 de janeiro) e Praça do Caranguejo (21 e 22 de janeiro). A mostra é inteiramente gratuita, pois, foi contemplada pelo Programa Mais Cultura – Edital Microprojetos do Território de Paz do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania). O Programa é desenvolvido em várias comunidades do Brasil, que estejam em situação de risco social. O espetáculo conta também com o apoio da Funceb, pelo calendário de apoio 2011. O evento em nível local tem apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através das Secretarias de Governo e da Educação.
 Procura-se Uma Farsa de Amor se destaca pelo cuidado na produção de cada elemento cênico. Um dos destaques é a beleza, colorido e funcionalidade do cenário elaborado pelo cenógrafo Mauricio Pedrosa, a técnica de palhaçaria ficou a cargo de Felícia de Castro, técnica de circo Edi Carlos “Binho” , figurinos  Lorena Rocha e operador de som Miguel Guelmi.
 
 SERVIÇO
 O Que: Espetáculo de teatro de rua Procura-se Uma Farsa de Amor.
Texto Marcos Moreira.
Direção Tonny Ferreira.
Elenco: Marcos Moreira e Eveline Ferraz
Onde: Localidades de Itinga, Lauro de Freitas, sempre às 17h
Quando: Largo do Sossego (17 e 18 dezembro)
Largo Francisco Pereiras (14 e 15 de janeiro)
Largo do Caranguejo (21 e 22 de janeiro)
Quanto: Grátis
Classificação: Livre

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Última oportunidade do ano para assistir Histórias de Mãe Beata

Contadores de histórias resgatam a memória ancestral do Recôncavo Baiano


O Espetáculo de contador de histórias “Histórias de Mãe Beata” fará a última apresentação do ano dia 16 de dezembro, às 20 horas no Teatro do ICBA. Venha rir e se emocionar com as belas histórias do recôncavo baiano.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria do Teatro Griô, reservas pelo telefone: (71) 3018-4888 ou no dia da apresentação na bilheteria do ICBA. Ingresso: R$ 20 e 10.

Vale a pena conferir a montagem “Histórias de Mãe Beata”, encenada pelo grupo Akpalós com direção de Rafael Morais e direção musical do compositor e musico baiano Cássio Nobre.
Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores do espetáculo que navega nas pequenas fábulas recheadas de magia da Yalorixá Mãe Beata de Yemonjá, natural de Cachoeira, registrados no seu livro “Caroço de Dendê”.
Nas tramas, sempre costuradas por músicas e danças, os contadores traduzem de maneira divertida e singela a vida e o encanto do Recôncavo Baiano, os mitos dos orixás e histórias de animais astutos e sagrados.

O grupo

O Akpalôs – fazedores de histórias - é um grupo de narradores que nasceu da oficina “Teatro Griô: O Prazer de Contar Histórias” e atualmente é formado por Alcides Valente, Clara Soares, Layno Pedra, Zeza Barral, Lícia Margarida, Jô Estella, Josin Fernandes e Zidi Brandão, com coordenação de Rafael Morais.


Ficha Técnica:

Concepção Cênica e Direção: Rafael Morais;
Elenco: Alcides Valente, Clara Soares, Layno Pedra, Zeza Barral, Jô Stella e Zidi Brandão;
Assistente de Direção: Diogo Ferreira;
Cenário e Figurinos: Tânia Soares;
Direção Musical: Cássio Nobre;
Músicos: Cássio Nobre e Ricardo Hardmann
Técnica de Canto: Marcelo Jardim;
Coreografia: Rosangela Santos;
Luz: Marcos Fernandes;
Operação de Luz: Camilla;
Designer: Tai Oliver;
Assessoria de Imprensa: Lívia Nery
 Fotografia: Rafael Martins, Lívia Nery e Felipe Pomar
VÍdeo: Felipe Pomar
Produção: Geise Oliveira
Realização: Teatro Griô e Akpalôs: Fazedores de histórias







Cajazeiras sedia Festival de Teatro


FESTG
FESTIVAL DE TEATRO GENTE 
 CAJAZEIRAS

De 11 a 18 de dezembro de 2011.


 Serão 24 espetáculos, 15 shows, bate-papo e oficina.
Mais de 200 artistas da Bahia.

O FESTG - Festival de Teatro Gente – Cajazeiras é uma ação artística cultural proposta pela Cia.de Teatro Gente/EAG – Escola de Arte Gente, em parceria com artistas de Cajazeiras e o Colégio Estadual D. Leonor Calmon.
A iniciativa tem por finalidade incluir Cajazeiras, maior conglomerado urbano da América Latina, com aproximadamente 600 mil habitantes, na rota das grandes produções artísticas e principalmente fortalecer as ações de descentralização do teatro em Salvador, através da realização de um evento de arte que reúna linguagens artísticas como a dança, a música e principalmente o teatro.
Uma ação artística cultural, que está trazendo para Cajazeiras mais de 20 grupos artísticos de todo território baiano, 13 shows musicais, mesa redonda com ÂNGELO FLAVIO(CAN-Cia AbdiasNascimento), Diretor e Ator, FABIO ALÁFIA, Coordenador do Festival do Subúrbio e Ator do Bando do Teatro Olodum e CHICCO ÁSSIS, Diretor do Cine Teatro SolarBoa Vista, Oficinas com o Diretor e Ator FABIO MARCELO “Teatro do Oprimido” e duas grandes passeatas nos dias 10 e 16 de dezembro para recolher 10.001 (dez mil e uma) assinaturas em pró da abertura de um CENTRO CULTURAL DE CAJAZEIRAS. 
Programaçao completa no site: www.ciadeteatrogente.com.br

Sobre a Cia de Teatro Gente:

A Cia de Teatro Gente há nove anos vive o ofício de um teatro de investigação, agitando sombras nas quais a vida nunca deixou de fremir.
Acreditamos em um teatro que não está em anda, mas que se serve de todas as linguagens – música, dança, circo, artes visuais, gestos, sons, palavras, fogo, água, tecnologia, artesanato, magia, mistérios, impactos – Uma Cia que se encontra exatamente no ponto em que o espírito de um teatro/linguagem/estética conduz a produzir suas manifestações.
O perfil do ator da Cia de Teatro Gente é de um artista investigador, que lança mão das convenções do teatro psicológico, moral e social e mergulha no perigo, em uma poesia muito difícil e complexa reveste-se de múltiplos aspectos: em primeiro lugar, os de todos os meios de expressão/linguagens utilizáveis em cena, como música, dança, artes visuais, pantomima, mímica, gesticulação, entonação, arquitetura, iluminação e cenário.
Na medida em que se tornam capazes de aproveitar as possibilidades físicas imediatas que a cena lhe oferece para substituir as formas imobilizadas da arte para formas vivas e ameaçadoras através das quais o sentido da magia cerimonial pode encontrar, no plano do teatro uma nova realidade na medida em que se dêem àquilo que poderia chamar de tentação física da cena.
Nas experimentações cênicas da Cia: BARRELA, Uma Mulher Vestida de Sol, AMÊSA, FRAGMENTES e Devir – Espíritos Livres, nas oficinas, nos colóquios e fóruns, o desejo dos integrantes da Cia é promover invenções de formas, deslocamento de significações, impressões, tudo o que há no amor, no ciúme, na guerra ou na loucura nos deve ser devolvido pelo teatro. Pois não é possível continuar a prostituir a idéia de teatro, que só é valido se tiver uma ligação mágica, atroz, com a realidade e o perigo.

Prêmios:
• Prêmio Braskem 2006 na categoria Melhor Ator Coadjuvante para Everton Machado;
• Indicação Prêmio Braskem 2006 na categoria Melhor Espetáculo
• Festival Ipitanga de teatro nas categorias Melhor Ator Coadjuvante para Everton Machado e
Revelação para Tânia Toko, pela preparação corporal.
• Festival Ipitanga de Teatro 2009 – Espetáculo AMÊSA – Prêmios de Melhor Atriz para Heloisa Jorge, Texto para José Mena Abrantes e Iluminação para Everton Machado.

Eventos:
• Apresentação única do espetáculo BARRELA na Sala Principal do TCA – Projeto Domingo no TCA
• Recepção à ARIANO SUASSUNA no OTHON PALACE HOTEL  - FACULDADE DOM PEDRO
• 09 Apresentações em Angola – Luanda – Espetáculo AMÊSA. Convidado pelo Autor José Mena Abrantes.

Festivais:
• Festival de Teatro de Curitiba – BARRELA – 2007 / AMÊSA e FRAGMENETES - 2009
• Festival Ipitanga de Teatro – BARRELA – 2007/ AMÊSA e FRAGMENETES – 2009
• Festival Cena Baiana Ceará e Maranhão 2009 – Espetáculo AMÊSA

EDITAIS:
• MINC – Edital de Intercâmbio – 2007 e 2009 – Passagens Festival de Curitiba
        • Edital Quintas do Teatro – Apresentação única de BARRELA
       • Calendário de Apoio FUNCEB – Cia de Teatro Gente no Festival de Curitiba 2009
       • Edital de Circulação de Teatro – FUNCEB – BARRELA
      • Edital Tô no Pelô – FUNCEB – 04 apresentações de BARRELA no Pelourinho.


O Festival acontece até o dia 18/12/2011, em destaque alguns dos espetáculos que vão se apresentar

Espetáculo do Outro Lado do Mar
Dia 16/12 Sexta-feira
as 19 horas
Local: Comunidade Guanabara

Espetáculo do Outro Lado do Mar
Dia 16/12 Sexta-feira
as 19 horas
Local: Comunidade Guanabara



Espetáculo Banquete Terrorismo Poético
Dia 17/12 Sábado
as 18 horas
Local: Arte Leonor Calmon



Espetáculo A Lira da Sociedade Alternativa
Dia 17/12 Sábado
as 20 horas
Local: Arte Leonor Calmon
Espetáculo Usina Conta Zumbi
Dia 11/12 as 10 h e as 11 h
Espetáculo AMESA
Dia 11/12 as 20 horas
Local: Arte Leonor Calmon


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festival Nacional Ipitanga de Teatro divulgou a lista de selecionados para a sua 6ª Edição


A Sociedade Cultural Távola, divulgou os espetáculos selecionados para a 6ª Edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro.

O festival terá abertura oficial no dia 27 de dezembro, com apresentações de espetáculos convidados, e a partir de 7 de janeiro de 2012, se apresentam os 29 espetáculos concorrentes, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com ingressos a preços populares de R$ 3,00 (três reais).

Foram selecionados espetáculos da Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás, nas categorias adulto e infantil, que vão transformar Lauro de Freitas neste período, na Capital Brasileira do Teatro.

A programação será divulgada, após a confirmação dos grupos selecionados, devendo acontecer a partir do dia 14 de dezembro de 2011. O FIT conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através do Fundo de Cultura da Bahia, do SATED, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Lauro de Freitas.

  
ESPETÁCULOS SELECIONADOS FIT – FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO 2011

 Os espetáculos selecionados têm até o dia 9 de dezembro de 2011 para confirmarem a participação no Festival, através do e-mail: festivalipitanga@hotmail.com com identificação do espetáculo.

Grupo: CIA CLARA TEATRAL
Cidade: MOGI DAS CRUZES-SP
Espetáculo: COISA DE MENINO-BONECO (infantil)

Grupo: GOTA, PÓ E POEIRA
Cidade: GUAÇUÍ-ES
Espetáculo: BOM DIA TODAS AS CORES (infantil)

Grupo: EREOATÁ TEATRO DE BONECOS
Cidade: LAURO DE FREITAS-BA
Espetáculo: BLUP, NEM TUDO QUE CAI NA REDE É PEIXE (infantil)

Grupo: CIA. MESTREMUNDO DE HISTÓRIAS
Cidade: SÃO PAULO-SP
Espetáculo: BEM LONGE DA TRAÇALÂNDIA (infantil)

Grupo: A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO
Cidade: SALVADOR-BA
Espetáculo: REMENDO REMENDÓ (infantil)

Grupo: COMPANHIA TEATRAL TREVO PERNAMBUCANO
Cidade: CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE
Espetáculo: AS AVENTURAS DE ZIM E ZUTA NO PLANETA DO SORRISO (infantil)

Grupo: GRUPO DE TEATRO E PALHAÇOS DO CEARÁ
Cidade: FORTALEZA-CE
Espetáculo: A PRINCESA E O SAPO (infantil)

Grupo: OS PREGADORES DO RISO
Cidade: ARAÇATUBA-SP
Espetáculo: SONHOS DE PALHAÇOS (infantil)

Grupo: JORGE MIYASHIRO TEATRO DE BONECOS
Cidade: BAURÚ-SP
Espetáculo: BRISALENTA (infantil)

Grupo: VOZES EM GESTO
Cidade
: SALVADOR- BA
Espetáculo: DIFERENTE (adulto)

Grupo: CIA TEATRAL FARINHA SECA
Cidade: QUINJINGUE-BA
Espetáculo: SENHORA DOS AFOGADOS 3° ATO (adulto)

Grupo: CIA. ESPIRAL DE TEATRO
Cidade: SÃO PAULO-SP
Espetáculo: O LENHADOR (adulto)

Grupo: SOLO DE BRUNO DE SOUZA
Cidade: SALVADOR-BA
Espetáculo: BENEDITA (adulto)

Grupo: IMAGINARIUM DE TEATRO
Cidade: FORTALEZA-CE
Espetáculo: ENTRE SONHOS E LENÇÓIS (adulto)

Grupo: CIA MAIS CARAS DE TEATRO
Cidade: FORTALEZA-CE
Espetáculo: PRATATIVANDO (adulto)

Grupo: CIA BALACO DO BACCO
Cidade: RIBEIRÃO PRETO-SP
Espetáculo: O MISTERIOSO FIM DE PÂMELA SANCHES (adulto)

Grupo: COMPANHIA TEATRO DIÁRIO
Cidade: FEIRA DE SANTANA-BA
Espetáculo: JINGOBEL (adulto)

Grupo: CIA. GENTE DE TEATRO DA BAHIA
Cidade: SALVADOR-BA
Espetáculo: AS FEMINISTAS DE MUZENZA (adulto)

Grupo: CIA TEATRAL OOPS!...
Cidade: GOIÂNIA-GO
Espetáculo: OLHO (adulto)

Grupo: GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA
Cidade: ARACAJU-SE
Espetáculo: O ENCONTRO DAS ÁGUAS (adulto)

Grupo: CIA RATAPLAN
Cidade: JOÃO PESSOA-PB
Espetáculo: ACORDA AURORA (adulto)

Grupo: CIA TEATRAL MOREIRA CAMPOS
Cidade: FORTALEZA-CE
Espetáculo: EMBRIAGADA... EU QUERO DESABAFAR (adulto)

Grupo: OS PREGADORES DO RISO
Cidade: ARAÇATUBA-SP
Espetáculo: PALHAÇOS (adulto)

Grupo: TRUPE CARA & CORAGEM
Cidade: CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE
Espetáculo: O RUBRO SANGUE SOBRE AS FOLHAS AMARELECIDAS  DO OUTONO (adulto)

Grupo: TEATRO VITRINE
Cidade: FORTALEZA-CE
Espetáculo: PORTAS ABERTAS (adulto)

Grupo: CIA CIRCE – PAULA IBAÑEZ
Cidade: PINDAMONHAGABA-SP
Espetáculo: YAGUARETÉA (adulto)

Grupo: NOVO ATO CIA DE TEATRO
Cidade: GOIÂNIA-GO
Espetáculo: AMBIVALÊNCIA (S) (adulto)

Grupo: CIA MARULA
Cidade: GOIÂNIA-GO
Espetáculo: PARADOXO (adulto)

Grupo: TEATRO LABIRINTO
Cidade: SÃO PAULO-SP
Espetáculo: STRANGENOS (adulto)


Essa é uma publicação do site: Guia do Ator - www.guiadoator.com.br