segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Espetáculo Amêsa no Teatro XVIII

O espetáculo Amêsa está volta a Salvador e fará uma temporada curtinha de 4 apresentações no Teatro XVIII( Rua Frei Vicente, 18, Pelourinho) de 18 a 21 de Agosto ( quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 19:00!) Ingressos: 5 reais ( preço único!)


A peça representou a Bahia no Festival de Teatro de Curitiba em 2009, onde colhemos retornos positivos de público e crítica. No mesmo ano, à convite do autor do texto, o dramaturgo angolano José Mena Abrantes, o espetáculo foi para Angola e realizou um total de 9 apresentações na capital Luanda.

O espetáculo participou ainda do Festival do Teatro Brasileiro- Cena Baiana no Ceará, onde tivemos uma receptividade muito bacana observada durante os bate-papos com alunos de escolas públicas de Fortaleza, promovidos pela produção do festival. Já na Bahia, a peça foi premiada no Festival Nacional de Teatro de Ipitanga, nas categorias de melhor atriz, melhor texto e melhor iluminação em 2009.

O espetáculo Amêsa é baseado no texto “Amêsa ou a Canção do Desespero” do dramaturgo angolano José Mena Abrantes, que vivenciou o contexto da luta pela independência angolana e acompanhou a guerra civil do país (1975-2002). Por isso, é impossível pensar a obra distinta da história de Angola, assim como não dá para separá-la da história do próprio autor.

Sua narrativa parte, não dos fatos, mas das marcas que ficaram no corpo e na alma da personagem. "AMÊSA" embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela própria identidade, deparando-se com a limitada condição humana. 

Um mergulho no inconsciente coletivo de um povo que busca revelar e expressar uma Angola que ainda grita e sente na pele de seus filhos a dor da guerra. Uma abordagem delicada, com o requinte e a sutileza da poesia de Mena Abrantes.


Ficha Técnica:

Texto: José Mena Abrantes
Direção: Suelma Costa 
Interpretação: Heloisa Jorge
Cenário: Suelma Costa e Ana Maria Soares
Figurino: Suelma Costa e Heloisa Jorge
Concepção de luz: Everton Machado
Atabaque: Victor Kizza
Operação de luz e som: Suelma Costa
Programação Visual: Aldren Lincoln
Produção: Heloisa Jorge, Ana Maria Soares, Daiane Leal, Victor Kizza.

  









Contato:
Heloisa Jorge
(71) 8758-0422
Produção:
heloisa_angolana@hotmail.com
heloisajp.jorge@gmail.com


Release e material fornecido pela produção do espetáculo por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário