quarta-feira, 2 de junho de 2010

DOMINGO NO PARQUE: MOVIMENTO ABRE RODAS NO PARQUE DE PITUAÇU

“O palhaço
é a dilataçãodo que temos de mais puro,
belo e rídiculo em nossa essência humana”


“O Movimento Abre Rodas consiste em convidar diversos palhaços para participarem de rodas em praças ou parques com a finalidade de estabelecer em devidos locais, a cultura da arte do palhaço” (Thiago Enoque – Palhaço Sabiá), e foi mais uma vez, com esta finalidade, que a Cia Pé na Terra marcou presença na manhã de domingo dia 30 de maio no Parque de Pituaçu, abrindo uma roda com crianças de 3 a 90 anos, pais, mães, filhos, tios e avôs e até um cachorrinho que também insistia em participar da Função, mesmo sem ser convidado, arrancando do público e dos próprios Paspalhos muitas risadas.
A Função começou com os Paspalhos Sabiá (Thiago Enoque), Caxambô (Igor Sant’Anna) e Farrapo (Marcos Fernandes). Logo que entraram na praça de sempre no Parque de Pituaçu foram surpreendidos por um dos seguranças dizendo que alí haveria um evento e que eles não poderiam realizar o trabalho do dia, mas a Super Mamãe Carla de Miranda (Didi Siriguela) e seu filhinho “Grockninho” foram até a administração do Parque e descobriram que foi tudo um mal entendido, ainda bem, pois os Palhaços já estavam fazendo a maquiagem, vestindo suas roupas e fazendo uma pré-convocatória da função. Palhaço Sabiá estava todo serelepe gritando, cantando, pintando o sete e a cara, enquanto chamava a atenção das pessoas ali presentes e dos passantes que logo se chegavam para ver o que estava acontecendo.
Farrapo e Sabiá foram chamar as crianças para um aquecimento vocal com um idioma inventado na hora. De pronto as meninas e meninos entenderam o que estava sendo dito e foram conversar com seus pais e entre sí aquele novo idioma, fazendo a maior algazarra e divertindo todo mundo.
O Paspalho Sabiá convocou dois voluntários da platéia para serem os organizadores da roda, duas crianças que ficaram encantadas com a função de assistente de palco que lhes foi dada.
O Paspalho Caxambó foi fazer a vez de anfitrião, fazendo a abertura da roda, apresentando os palhaços e com seu mini violão, cantando e tocando e chamando a platéia que já estava animada para se animar mais ainda, batendo palmas e acompanhando suas cancões.
O clima estava ótimo, o contrato havia sido estabelecido entre eles, os palhaços e a platéia, todos queriam se divertir, cantar e dançar, mesmo os mais tímidos foram ajudados pelos paspalhos Sabiá e Farrapo que ficavam de fora da roda fazendo a maior animação.
Depois desta apresentação foram revesando na roda, com números ensaiados, improvisados e combinados ali na hora. As pessoas acompanhavam admiradas as paspalhices, rindo e batendo palmas deixando o clima cada vez mais cheio de criatividade, alegria e fantasia.
No fim do número “ping pong de mosquito” com o morte do palhaço Caxambó fomos surpreendidos com a chegada das Palhaças Ricota (Suzana Costa) e Tororó (Rose Boarte) que já chegaram chorando, interagindo com a cena. Já foram assumindo a ação e entrando na roda apresentando seus números.
O Movimento Abre Rodas fechou a função em Pituaçu, deixando no coração de muitos ali presentes uma sensação gostosa de riso, de infância e da espontaneidade que muitas vezes perdemos no corre-corre do dia-a-dia. Foi a primeira vez que participei dessa ação e pude ver nos olhos de muitos ali presentes, crianças ou não, a esperança que nasce com o riso, com o lúdico e com a criatividade que é tão incentivada por inicitaivas como essa, que tem aspiração de inspirar e revelar processos de graça e de “cura pelo riso”, dando oportunidade a famílias inteiras de se divertirem e de conhecer novas criações artísticas, em um espaço publico aberto que é frequentado por diversas pessoas, de todas as partes da cidade quiçá do mundo.
Foi um prazer acompanhar esta função e prazer maior ainda foi ter recebido a incumbência de escrever sobre, pois apesar da responsabilidade tamanha de informar a todas e todos o que aconteceu nesta Roda de domingo, revivi na memória a alegria de ter acompanhado inciciativa tão rica de perpetuar a arte do Palhaço que tem o prazer de transformar a todos nós, quem faz e quem assiste.

Aproveito para agradecer como amiga, namorada, fã e paspalha, meu muito obrigada a tod@s paspalhas e paspalhos.

Valdíria Souza
Palhaça Moréia
Quem quiser saber mais sobre o Movimento Abre Rodas segue o endereço do blog: http://www.penaterradospalhacos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário