sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESPETÁCULO INFANTIL ABORDA HISTÓRIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

O Grupo Via Magia de Teatro estréia seu novo espetáculo infantil “Estórias de Bichos”, no Teatro de Pano Casa Via Magia no dia 30 de abril às 17h30.

Estórias de Bichos é um espetáculo infanto-juvenil encenado por atores componentes do Grupo Via Magia de Teatro. O texto, adaptado por Rô Reyes, é inspirado nos contos/pesquisas de Rogério Andrade, Blaise Cendrars e Câmara Cascudo.

O roteiro e a direção ficam por conta de Ruy Cezar. As máscaras e objetos foram construídos por Ives Quaglia e o figurino por Diego Alcantara.

As máscaras e bonecos compõem, junto com os atores e atrizes, as personagens homem/animal dos rituais mágicos da vivência comunitária tribal.

Com um trabalho corporal rigoroso, assim como uma pesquisa do movimento animal e dos ritmos de origem africana, que dão uma representação humana às forças divinas da natureza, compondo uma personagem física animal, o espetáculo também lembra as festas populares do Bumba meu Boi e o Teatro de Mamulengos, vivendo situações tragicômicas de confronto, amor e poder.

Estórias de Bichos aborda uma temática identificada com a cultura da cidade de Salvador e dos atores do grupo, apresentando histórias africanas e afro-brasileiras.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: ESTÓRIAS DE BICHOS
Estréia: 30 de abril de 2011
Temporada: 1,7, 8,14,15, 21, 22, 28, 29 de maio de 2011
Onde: Teatro de Pano Casa Via Magia – Federação
(Rua Henriqueta Catarino, 123 - Próximo a UCSAL E UNIFACS)
Dias: sábados e domingos
Hora: 17h30min
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Duração: 50 minutos
Maiores Informações: Site: www.viamagia.org/grupodeteatro

FICHA TÉCNICA
Direção: Ruy Cezar
Pesquisa original: Rô Reyes
Assistente de direção: Bela Saffe
Iluminação: Jairo Ribeiro e Moises Conceição
Máscaras e adereços: Ives Quaglia
Figurino: Diego Alcantara
Operação de som: Petrô Cruz
Assistente de Palco: Renata Batista
Fotografia: Diogo Reyes e João Meirelles
ELENCO:
CLÉU CRISTINA, DIEGO ALCANTARA, FRED LOPES, JEH SANTOS, JULIANA BATISTA, KADU FRAGOSO, KAL RAMOS
O GRUPO

O Grupo Via Magia de Teatro está hoje estabelecido em Salvador, onde se transferiu no ano de 1984, fundando o espaço de convívio Casa via Magia. Neste espaço vem sendo realizada, desde o ano de 2005 a formação dos novos atores que ingressaram através do Ponto de Cultura Ubuntu na Federação e fazem parte do grupo atual.

Sobrevivente, vindo de uma época em que poucos grupos permaneceram, o Grupo Via Magia de Teatro busca desenvolver um trabalho principalmente com o seu público preferencial, as crianças e os jovens, construindo um público cativo no bairro, especialmente os jovens das escolas públicas e a comunidade em geral, além de jovens de outros Pontos de Cultura da cidade, que também freqüentam regularmente os espetáculos.

Em 28 anos de atividade o grupo montou 27 espetáculos teatrais para adultos e crianças, obtendo diversos prêmios. Os atores inseridos ao grupo a partir do Ponto de Cultura Ubuntu na Federação realizaram desde 2005, quatro espetáculos teatrais, entre eles “Depois do Fim” que terá nova temporada a partir de 04 de junho de 2011 no Teatro de Pano da Casa Via Magia.


Maiores Informações: Site: www.viamagia.org/grupodeteatro

Um comentário: