quarta-feira, 18 de julho de 2012

Noite para Clementina no Solar Boa Vista



28 anos do Teatro Solar Boa Vista
Veja toda programação clicando aqui
Para homenagear Clementina de Jesus, o Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) realiza o evento Noite para Clementina, na próxima quinta-feira, dia 19. A partir das 18h, a memória de Clementina será celebrada com exposição de imagens, exibição de documentário e realização do tributo No Quintal de Quelé.

Há 25 anos, no dia 19 de Julho, a cantora carioca Clementina de Jesus morreu aos 86 anos, deixando um legado para Música Popular Brasileira.

A Noite para Clementina integra o Julho + SOLAR, programação especial que comemora 28 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Estado. “O avivamento da memória dessa mulher guerreira, dessa artista negra, no mês em que esta casa está fazendo aniversário, é muito mais que um presente, que uma celebração. Representa uma religação do Solar Boa Vista e de seu entorno, predominantemente negro, à nossa ancestralidade afrodescendente” – comenta emocionado Chicco Assis, coordenador do Solar.

Nas homenagens a Clementina, marca presença o diretor Werinton Kermes e a pesquisadora e roteirista Míriam Cris Carlos, realizadores do vídeo-documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, que mais uma vez será exibido no Solar. A emoção que o documentário provoca em artistas e admiradores de Clementina impulsionaram os artistas Juliana Ribeiro e Chicco Assis a dirigirem um tributo coletivo, com participação de mais de 40 artistas, intitulado “No Quintal de Quelé”.

Grandes nomes da cena musical baiana estão envolvidos na homenagem a Clementina, que tem a direção musical de Paulo Mutti. Dentre eles: Aloísio Menezes, Barlavento, Bruna Barreto, Carlos Barros, Chita Fina, Claudete Macedo, Claudya Costta, Clécia Queiroz, Edil Pacheco, Gilson Verde, Grupos AFRICANTAR, Grupo Tapuia, Jonga Lima, Jorjão Bafafé, Juliana Ribeiro, Lane Quinto, Lasinho, Lazzo Matumbi, Lia Chaves, Luciano Bahia, Maira Lins, Márcia Short, Matildes Charles, Mazzo Guimarães, Pedro de Rosa Morais, Peu Meurray, Ricardo Marques, Rita Braz, Vércia Gonçalves, Walmir Lima e Wil Carvalho. A apresentação fica por conta de Mia Lopes e Fred Chaves, enquanto Chicco Assis e Juliana Ribeiro assinam a direção artística e produção.

Serviço:
O QUÊ: “Noite Para Clementina” – Exposição/Exibição de Documentário/ Show-Tributo “No Quintal de Quelé”
ONDE: Cine-Teatro Solar Boa Vista,  Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas
QUANDO: 19 de julho, a partir das 18h
QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário