terça-feira, 17 de julho de 2012

Protocolo Lunar no Teatro Martim Gonçalves, até 22 de julho

                                                                  Protocolo Lunar




O Teatro Martim Gonçalves recebe em sua segunda temporada o espetáculo Protoco Lunar, uma criação da artista e professora Sônia Rangel, que além de conceber e dirigir, atua como atriz no espetáculo e do Grupo Os Imaginários que foi premiado com o troféu Braskem na categoria Prêmio Especial, pela iluminação assinada por Pedro Dultra e ganhador do Prêmio Funarte Myriam Muniz circulação 2012 que além de contemplar a cidade de Salvador, o espetáculo será apresentado nas cidades de Recife, Belém e Vitória da Conquista.

Protocolo Lunar reestreou em Salvador no dia 13 de julho, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro, Canela), seguindo em temporada pelos dias 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de julho, às 20 horas. Aos sábados e domingos também haverá sessão às 17 horas.

O Espetáculo

A história se desenvolve a partir do encontro entre uma menina e uma velha. A menina com sede de conhecimento do mundo e querendo entender o que é a poesia. A velha traz em suas malas uma biblioteca inusitada, com livros que nem parecem livros. Dentre os que a velha mostra, encontra-se o “pergaminho” Protocolo Lunar, no qual se lê sobre a origem da Lua e histórias de amor – com a própria Lua em papel de destaque. A velha narra histórias de quando a Lua ficava tão perto da Terra, mas tão perto, que se podia chegar até ela por uma escada portátil que se desenrolava no céu.

O fio condutor é uma história de amor que vai evoluindo e se transformando em novas e intrigantes situações, todas elas representadas cenicamente por objetos, bonecos, cenas filmadas, efeitos de computação gráfica e outros materiais. Há, também, dois músicos presentes na cena. Ao todo, são dez personagens – dois vividos por duas atrizes - mais oito personagens bonecos, dentre estes Dona Domingas que é um duplo da velha, animados por um elenco de sete atores. Uma das grandes curiosidades de Lúcia, a menina que contracena com a velha, é saber o que é a poesia, e esta se torna a sua mais insistente pergunta, como um leitmotiv da peça. Como resposta, a velha vai tirando de suas malas cheias de livros, pedaços de realidade e de poesia.

O GRUPO: O Grupo Os Imaginários, formado por alunos e ex-alunos, da graduação e da pós-graduação da Escola de Teatro e da Escola de Belas Artes da UFBA, está vinculado ao projeto de pesquisa Imaginário e Processos de Criação, que desenvolve projetos artísticos sob a coordenação e orientação da Professora Doutora Sonia Rangel. Outras encenações de Os Imaginários, como Ciranda de Estórias, em 2007 - um musical infanto-juvenil, e Fragmentos, animação com Beckett, de 2007 a 2009 - tiveram participações em festivais locais, nacionais e internacionais, sendo o grupo premiado pela pesquisa no 22º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (SC), e como Profissional Revelação e Iluminação, no IV Festival Nacional Ipitanga de Teatro, em Lauro de Freitas (BA).
SERVÇO:
O que: Espetáculo Protocolo Lunar
Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 18, 19, 20, 21 e 22 de julho, às 20 horas. Aos sábados e domingos também haverá sessão às 17 horas.
Quanto: R$ 10 e 5 reais
Teatro Martim Gonçalves: (71) 3283-7862
Produção: Yarasarrath Lyra(71) 8805 4404 - 71 9217 1063

Ficha técnica:
Dramaturgia e direção – Sonia Rangel
Co-direção - Enjolras Matos 
Elenco - Adiel Alves, Claudio dos Anjos, Camila Guimarães, Heyder Moura, Isis Fraga, Ricardo Stewart, Ruth Marinho, Sonia Rangel, Yarasarrath Lyra
Participação especial no poema gravado - Harildo Déda
Direção e participação musical – Thales Branche (violão) e Zé de Rocha (acordeon)
Preparação corporal – Saulo Moreira
Cenário e figurino – Sonia Rangel
Iluminação – Pedro Dultra
Criação e confecção dos bonecos- Jeane Sánchez, Juliana de Sá, Rita Rocha, Sonia Rangel, Wilson Júnior,Yarasarrath Lyra
Filmagens para a cena – Mariana Dornelas (Oi Kabum)
Computação gráfica- Leandro Sena(Oi Kabum)
Fotografia - Isabel Gouvêa
Operação de luz – Marcus Lobo
Operação de som e imagens – Moisés Victório
Produção - Sonia Rangel
Assistente de produção – Yarasarrath Lyra e colaboração de Os Imaginários

CONTATOS: 
Facebook: Protocolo Lunar – E-mail: osimaginarios@yahoo.com.br – 
www.gruposimaginarios.blogspot.com.br
Yarasarrath Lyra – atriz e produtora – yarasarrath@yahoo.com.br - Cel. (71) 8805 4404 - 71 9217 1063

Nenhum comentário:

Postar um comentário