quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ponto de Cultura Ereoatá Teatro de Bonecos em Itinga


Bonecos resultado da oficina 2011
Teatro de Bonecos a todo vapor em Itinga

Usando muito pouco podemos fazer muito, esse é o pensamento do Ereoatá Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Itinga, Lauro de Freitas que filiado a Associação Cultural Tupã, desenvolve o projeto Centro de Pesquisa, Registro, Produção e Difusão do Teatro de Bonecos da Bahia, patrocinado pelo projeto Pontos de Cultura da Bahia.
Projeto criado em 2004 pela gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (MinC), os Pontos de Cultura são entidades de atuação comunitária no setor e que recebem investimentos do governo federal, em algumas situações em parceria com os estados e os municípios. Fazem parte das atividades do Programa Cultura Viva do MinC e tem ações em 1122 cidades, atuando em redes sociais estéticas e políticas.Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.

E foi assim que nasceu o Ereoatá Teatro de Bonecos em 2001, na garagem da casa dos seus criadores Rubenval Meneses e Eliete Teles. Começaram criando bonecos em papel machê para venda e ministravam oficinas para crianças da comunidade de Itinga. Mas a produção aumentou e a garagem começou a ficar pequena. Com o apoio do Projeto Pontos de Cultura da Bahia o grupo pode alugar uma pequena casa com quintal e lá começou uma história de arte, cultura e cidadania.
Frente do Ponto de Cultura
Quem chega a porta da pequena casa em Itinga, nem imagina que dentro daquela caixinha existe um mundo cheio de magia e encanto. Logo na entrada uma sala de instrumentos com violão e percussão, algumas delas criadas pelos alunos do grupo musical com materiais recicláveis. A segunda sala estão instalados 4 computadores com internet, impressora e uma biblioteca comunitária com vários livros de ficção, infantil e adulto e também livros didáticos para pesquisas escolares dos usuários. Nos fundos da casa, fica a sala de oficinas, com ferramentas e vários materiais utilizados na confecção de bonecos e dos cenários dos espetáculos do grupo e das crianças que frequentam as oficinas.
Frente da casa em dia de festa
Tem também o teatro Ereoatá. Isso mesmo, um teatro. Um toldo de 12X8 todo isolado com lona preta e com arquibancada feita de palites, com mesa de iluminação de 12 canais, varas de luz, refletores, cortinas, equipamento de som, uma pequena sala de espetáculos com capacidade para 50 espectadores.
Platéia em dia de festa
Decoração de Natal
Euclides da Cunha
O projeto de Ponto de Cultura proporcionou o crescimento do espaço e também a possibilidade das oficinas serem ministradas para um maior de numero de pessoas, no entanto essa não é a única fonte de renda do grupo. Antes do patrocínio do projeto, o grupo começou a se desenvolver economicamente vendendo seus bonecos nas feiras como EXPOART e FENAGRO, vendendo bonecos em escolas e também ministrando oficinas, fazendo contações de história e pequenos espetáculos em associações e escolas publicas e particulares de Salvador, Lauro de Freitas e região Metropolitana, além de fazer as decorações de São João e Natal da Cidade de Euclides da Cunha nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Decoração de Natal
Euclides da Cunha
Participaram de Festivais de teatro tais como: FIT – Festival Ipitanga de Teatro de Lauro de Freitas em 2007 e 2008 com o espetáculo “Marama” recebendo o prêmio de melhor figurino e melhor trilha sonora no ano de 2008. Em 2011 participou deste festival com o espetáculo “Blup, nem tudo que cai na rede é peixe”, sendo indicado para melhor espetáculo. Participou também do 3º FENATIS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana em 2010 com o espetáculo “Marama”.
Dia de Oficina
No Ponto de Cultura
Atualmente o grupo tem realizado oficinas de teatro de bonecos para crianças e também para jovens e adultos que queiram aprender a prática para geração de renda.
O Grupo Ereoatá trabalha com os materiais recicláveis, promovendo a re-significação do lixo, fomentando a consciência ecológica através da arte, criando seus bonecos a partir de papel e garrafas pet. As oficinas são gratuitas e fazem parte da programação do Projeto Ponto de Cultura, desde 2009, Projeto Ponto de Leitura em 2010 e Projeto Território da Paz também de 2010.

Acompanhe a programação das Oficinas

 Teatro de Bonecos e Construção de Textos
Segundas e quartas-feiras das 08:30 as 10:30h

Formas Animadas Dançam
Quartas e sextas-feiras das 14 as 16 horas

Bonecos para geração de Renda
Segunda-feira das 15 as 17 horas.

Teatro e Montagem de Espetáculo
Sábados a partir das 15 as 17 horas

Maiores Informações:
ereoata@hotmail.com
8813-5404
http://ereoata.arteblog.com.br



Oficina de Natal em Garrafa Pet


Boneco de 8 metros
Feito para Decoração de Euclides da Cunha
Papai Noel de Pet
Decoração de Euclides da Cunha
Cenários e Peixe construídos com garrafa pet
Espetáculo Blup, nem tudo que cai na rede é peixe

Tubarão e peixe de garrafa pet

Peixes em Pet do Espetáculo Blup, nem tudo que cai na rede é peixe



Nenhum comentário:

Postar um comentário