segunda-feira, 28 de maio de 2012

Operação Titanic tem data confirmada!


Operação Titanic

No dia 29/05 (terça-feira), às 11h,

Exibição do Filme:
A Night to Remember (Somente Deus por testemunha), de 1958 


A greve de Rodoviários e as fortes chuvas em Salvador foram motivos de cancelamento de vários eventos na cidade, mas com a trégua da chuva e o fim da greve, a cidade voltou  a sua normalidade com várias programações culturais e a semana começa com o evento "Operação Titanic" que irá exibir o filme clássico sobre a tragédia do naufrágio mais falado do cinema, no auditório da Faculdade de Comunicação - FACOM, nesta terça-feira dia 29/05 as 11 horas.

O projeto prático de produção cultural, concebido pelo professor e jornalista Marcos Palacios na disciplina Oficina de Comunicação Escrita, como atividade prática realizada pelos alunos do primeiro semestre do curso de Produção em Comunicação e Cultura, consiste na exibição do filme clássico "A Nigth to Remember" de 1958, com entrada gratuita, direito a pipoca e sorteio de brindes.
  
A Night to Remember é um docudrama inglês, considerado pelos historiadores uma das obras mais fieis ao naufrágio e reconhecido pela crítica como o melhor filme sobre o Titanic, especialmente pelo seu realismo social que reflete a sociedade de 1912.  O longa segue o navio desde sua viagem inaugural com apenas 20 embarcações para 2.207 passageiros até a chegada do Carpathia, embarcação que apareceu para resgatar os poucos mais de 700 sobreviventes da tragédia.

O roteiro de Eric Ambler baseou-se no livro homônimo do historiador Walter Lord’s lançado em 1955, escrito a partir de depoimentos de dezenas de sobreviventes, a direção é de Roy Ward Baker e tem como destaque o ator inglês  Kenneth More que interpreta o oficial Charles Lightoller. O filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa em 1959.

Quando comparado ao filme Titanic de 1997 de James Cameron, ganha em seus aspectos documentais, mais preocupado com a realidade apesar de não ser uma superprodução. Segundo o professor e comentarista cinematográfico André Setaro “há esse aspecto documental muito significativo nos filmes que abordam o naufrágio do Titanic, mas o Titanic do James Cameron aborda muito uma história de amor, uma prótese que fere o rigor documental para satisfazer os anseios de uma plateia romântica, diria mesmo melodramática”.

SERVIÇO

Evento: Operação Titanic
O que: Exibição do Filme “A Night to Remember” (Somente Deus por Testemunha) - 1958
Quem: Alunos da Disciplina de Oficina de Comunicação e Escrita ministrada pelo professor Marcos Palacios.
Quando: 29 de maio de 2012 as 11 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina)
Ingressos: Entrada franca com direito a pipoca e sorteio de brindes

CONTATOS

Facebook
Twitter: @operacaotitanic
e-mail: operacaotitanic@gmail.com



Centenário do desastre marítimo do mais famoso navio do cinema

A catástrofe representou uma série de mudanças para a navegação. Depois do Titanic foi determinado por lei que as embarcações devem ter botes salva-vidas capazes de abrigar todos os passageiros e tripulantes a bordo, bem como um sistema de rádio que funcione 24 horas, além disso, foi criada a Internacional Ice Patrol, uma organização que monitora a posição de icebergs para garantir a segurança das embarcações.

A tragédia gerou uma série de filmes desde 1912. O professor e comentarista cinematográfico André Setaro atribui esse sucesso ao fato de o cinema “gostar de explorar a espetaculosidade do desastre” e sendo o Titanic um luxuoso, e grandioso navio, “um colosso”, equipado com o que havia de mais moderno em termos de tecnologia e segurança da época, considerado “inafundável”, em sua primeira viagem acabou naufragando.


Destacamos os filmes que foram criados para o cinema desde o caso do curta de 10 minutos produzido nos Estados Unidos “Saved from the Titanic” que foi lançado 29 dias depois do acidente.

Produções feitas desde 1912 até os dias atuais

Saved from the Titanic/ Salva do Titanic (1912), In Nacht Und Eis / Na noite e no gelo (1912), Titanic (1943), Titanic (1953), A Night to Remember /Somente Deus por Testemunha (1958), SOS Titanic (1979), Raise the Titanic/ Resgate do Titanic (1980), Titanic (1997), La Leggenda Dell Titanic/ A Lenda do Titanic (1999), Titanic The Legend Goes On/ Titanic, O desenho (2001), Titanic II (2010).




Nenhum comentário:

Postar um comentário