quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relações raciais e de poder conduzem a trama de Διασπορά, um romance


Relações raciais e de poder conduzem a trama de Διασπορά, um romance


A temática central do romance é a disputa pelo poder político. Toda a trama é conduzida através dos choques provocados pelos entrelaçamentos entre as relações de poder e as relações raciais no Brasil contemporâneo. A narrativa se utiliza de uma possível disputa eleitoral pelo cargo majoritário da cidade de Salvador, na Bahia, entre um candidato negro e um não-negro (judeu). Lançado num momento em que muito se discute sobre a ausência de representatividade do negro nos espaços de poder no País, principalmente em Salvador, cidade com população formada por maioria negra, a obra certamente trará contribuições para o debate.
Primeiro leitor a ter acesso ao livro, o também escritor e crítico André Setaro, pontua que a obra anuncia uma “diáspora de ideias e provocações” e ressalta o estilo inquietante do texto, “a escrita não é uma escrita para deixar o leitor na passividade da leitura”, afirma o escritor. Setaro antecipa para os leitores que cada capítulo contém uma verdade captada na experiência de vida do autor. “Obra de ficção, porém, sem deixar de conter, nela, os percalços de uma existência”, observa. Segundo ele, o romance “é um libelo contra a hipocrisia, o arrivismo, o oportunismo, o egoísmo, e um retrato severo das idiossincrasias do ser humano que, vítima das circunstâncias, sofre não apenas o maltrato do meio social excludente como também das pessoas hipócritas e que usam, sempre, no convívio social, uma ‘persona’”.

A sessão de autógrafos será antecedida por uma mesa-redonda com o tema “O Negro na Literatura Brasileira – 124 anos Pós-abolição”. O debate contará com a participação dos professores Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon; Ana Célia Silva, doutora em Educação e autora de diversas obras sobre a representação social do negro no livro didático; e Florentina Silva de Souza, pesquisadora e doutora em Estudos Literários. A questão que pautará as discussões será o lugar do negro na literatura brasileira contemporânea. Além do debate, atores do Bando de Teatro Olodum apresentarão performances interpretando trechos do livro.

Serviço
O quê: Noite de autógrafos e lançamento do livro Διασπορά (Diasporá), um romance, do escritor e jornalista Fernando Conceição;
Quando: Segunda-feira (14/05), às 18h30;
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, Av. Sete de Setembro, s/n – Passeio Público, Campo Grande;
Realização: Editora Casarão do Verbo;
Apoio: Fundação Pedro Calmon, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb),Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Teatro Vila Velha e Circuito de Cinema – Sala de Arte;

Contatos:
Rosel Soares – editor-responsável – Editora Casarão do Verbo
(11) 6397-4825       |  (77) 3435-2674
Danila Jesus – produtora -  (71) 8744-5704

Reportagem do blog Evolução Hip Hop

Nenhum comentário:

Postar um comentário