sexta-feira, 5 de julho de 2013

V mostra do CineFacom exibe vídeos experimentais


Em sua V edição, o CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da Ufba - exibirá, na próxima quarta (10/07), curtas-metrages de vídeo dança e vídeo arte, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM). Com duração de no máximo 15 minutos, foram selecionados seis curtas produzidos por estudantes dos mais diversos cursos da universidade. Após a exibição, será realizado um debate entre o público e os realizadores dos filmes, com a mediação de um convidado da área.

Na noite de quarta-feira, os filmes apresentados serão: SILFOS(Concepção e edição Andréia Oliveira), Para que não nos sintamos tão sós (Direção e Roteiro de Fabricio Ramos e Camele Queiroz com participação de Wagner Pyter), Silhueta (Direção Marcio Liolly e Ana Clarissa Lopes),  Microponto poético (Direção e Roteiro Gabriel Ormuz Machado),Códex (Intérprete e Orientação Ludmila Pimental, Edição Andréia Oliveira e Carolina Frinhani), Half-Way House (Direção Susanne Ohmann). No processo seletivo foram considerados os critérios de qualidade técnica, originalidade e  criatividade.


Programação:
                SILFOS | Concepção e Edição: Andréia Oliveira
Sinopse: Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades. Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. Alguns acreditam que os Silfos se reúnem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e os inspiram com seu conhecimento íntimo das maravilhas e obras da natureza. A imagem da câmera parada nos remete a um quadro imaginário, Silfos em rodopios e mutações, entre um ser onírico e humano. A dança aqui está entrelaçada a arte do vídeo, flutuando por definições que vão de Vídeodança, Vídeoarte, etc.
Premiado pelo 2º Salão de artes da Escola de Belas artes.
Ficha Técnica: Concepção e edição: Andréia Oliveira Intérpretes-criadores: Berg Kardy, Fábio Santos e Will Batsty Colaboração artística: Ariana Andrade. Maio de 2013.
Classificação: Não especificado.
                Para que não nos sintamos tão sós | Direção e Roteiro: Fabricio Ramos e Camele Queiroz

Sinopse: A cidade em transformação. Um processo que se confunde com desequilíbrio. Em “Para que não nos sintamos tão sós”, o impacto das mudanças atravessa o olhar de um indivíduo. O filme inicia a ação do selo Paideia Filmes, cuja ideia é realizar pequenas produções audiovisuais que reflitam as nossas relações críticas com a “cidade”, sem ignorar a poesia.
Ficha Técnica: Direção e roteiro de Fabricio Ramos e Camele Queiroz e com a participação de Wagner Pyter
Classificação: Não especificada.

                Silhueta | Direção: Marcio Liolly e Ana Clarissa Lopes

Sinopse: O vídeo é uma intervenção coreográfica que faz referência aos jogos teatrais. Misturando em cenas, planos, sombras e efeitos visuais que surgem em todo momento.
Ficha Técnica: Diretor e Produtor: Márcio Liolly; Ass. de Direção: Ana Clarissa Lopes; Coreógrafo: Efy Firenzza; Edição: Fábio Conceição; Ano: 2013; País: Brasil; Gênero: Vídeoarte.
Classificação: Livre
                Microponto poético | Direção e Roteiro: Gabriel Ormuz Machado

Sinopse: O árduo processo criativo e a criação, o criador e a criatura. “Microponto Poético!” é uma ficção baseada nas obras de Glauber Albuquerque e no próprio escritor, condensando em dois minutos as nuances dos personagens dos seus contos com o cotidiano do seu criador e sua busca pelo cerne da sua alma: A poesia. Por que não um clipoético?
Participou da Bienal do Livro de São Paulo – Concurso de Escritores iniciantes – 2010
Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Gabriel Ormuz Machado, Fotografia: Thyago Bezerra, Atuação: Glauber Albuquerque,Edição: Ihago Allech, Trilha Sonora: Summer, Vivaldi, 2012 – Salvador – Bahia – Brasil, Gênero: Videoclip.
Classificação: Não especificada.
                Códex | Intérprete e Orientação: Ludmila Pimental, Edição: Andréia Oliveira Carolina Frinhani

Sinopse: A obra apresenta um corpo cyborg em diferentes nuances. A edição fez com que o corpo da performer metamorfoseasse entre a trajetória do gesto, simulando movimentações que nos remete a quadrúpedes, anfíbios, rastejantes até o bípede.
O filme já participou do Festival Internacional de Vídeodança Uruguai 2011.
Ficha Técnica: Performer e orientação: Ludmila Pimentel Edição: Andréia Oliveira e Carolina Frinhani Pibic/ CNPq 2011
Classificação: Não especificada.

                Half-Way House – Direção: Susanne Ohmann

Sinopse: Em um jardim esquecido uma mulher habita uma casa inacabada como um espírito inquieto. Sua dança é como um vento rodopiante que a leva a um estado de arrebatamento. A condição urbana mais escura intromete periodicamente sua inspiração luminosa, levantando questões sobre a natureza da realidade. Half-Way House é uma investigação artística em respiração como uma ferramenta de auto-incorporação. O filme compõe o processo de pesquisa para elaboração de mestrado em Dança Terapia.
Ficha Técnica: Diretor: Susanne Ohmann, Câmera (steadicam): Chris Fawcett, Filmagem adicional (metro): Ron Bunzl, Produção: split2ndfilms, Musica: Marion von Tilzer, Mohammad Reza Mortazavi, Ano: 2011, País: Países Baixos, Gênero: vídeo dança.
Classificação: Livre.

Serviço:


O que: CineFacom em sua V edição com vídeos experimentais
Quando: quarta-feira, dia 10/07/2013 as 19 horas
Onde: no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
Quanto: entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário