terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mestres da Cena 2011 investe em memória e capacitação


Harildo Déda e Yumara Rodrigues, homenageados do projeto, são personagens de livro e filme, protagonizam edições do Conversas Plugadas e ministram workshops, que estão com inscrições abertas até 20 de outubro

Iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) executada através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), o Mestres daCena visa ao reconhecimento dos grandes mestres do teatro da Bahia, reverenciando e divulgando sua importância e trajetórias. Lançado em 2009, quando homenageou o ator Harildo Déda, e reeditado em 2010, quando se dedicou à atriz Yumara Rodrigues, o projeto se realiza em 2011 com lançamentos de documentos de memória sobre estes dois nomes de referência das artes cênicas baianas, que ainda conduzem atividades de compartilhamento de experiências: cada um deles terá uma sessão do Conversas Plugadas e promoverá workshops, que têm agora inscrições abertas. Todos os eventos envolvidos são gratuitos.
Harildo Déda, primeiro homenageado, esteve no palco em 2009, como resultado da ação, protagonizando A Última Sessão de Teatro, que celebrou os 70 anos de vida do ator. A peça, cuja história trata de um ator que esquece suas falas e abandona o teatro, deu a Harildo o troféu de “Melhor Ator” e a Luiz Marfuz, responsável pelo texto e direção, a indicação nestas duas categorias no Prêmio Braskem de Teatro de 2009, onde também concorreu ao prêmio de “Melhor Espetáculo”. É também Marfuz que em coautoria com Raimundo Matos de Leão assina a biografia Harildo Deda – A Matéria dos Sonhos, livro que será lançado no dia 7 de novembro, quando da realização do Conversas Plugadas com Harildo Déda, no foyer do Teatro Castro Alves, às 18h30.
Antes disso, entre os dias 1º e 3 de novembro, das 14 às 18 horas, Harildo ministra um Workshop de Interpretação, voltado a atores profissionais, na sala de ensaio do TCA. As 20 vagas oferecidas serão preenchidas através de seleção feita pelo próprio mestre. Os interessados devem enviar currículo para avaliação para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br até o dia 20/10, com o assunto “Workshop – Harildo Déda”.
Yumara Rodrigues, por sua vez, em 2010, comemorou 50 anos de carreira estrelando a montagem Monstro, dirigida por Paulo Dourado, que apresenta a biografia artística da atriz, resgatando cenas do passado e demonstrando a sua vitalidade cênica. O texto, assinado por Marcos Barbosa, tem como ponto de partida as personagens interpretadas pela homenageada e, assim, também faz um painel do teatro baiano das últimas cinco décadas. Por este trabalho, Yumara concorreu na categoria “Melhor Atriz” no Prêmio Braskem de Teatro de 2010. Esta rica trajetória é também apresentada no documentário Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia, lançado em agosto passado. O filme de 52 minutos, também proveniente do Mestres da Cena, tem direção de Ednilson Pará e foi produzido pela TVE Bahia, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).
Agora, nos próximos dias 21 e 24 de outubro, Yumara vai oferecer um Workshop de Leitura Dramática, na sala de ensaio do TCA, das 19 às 22 horas, com turma já reunida pela própria atriz – mas ainda estão abertas vagas para 20 ouvintes, que também serão selecionados por ela. Os interessados devem enviar currículo para avaliação para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br até o dia 20/10, com o assunto “Workshop – Yumara Rodrigues”. O trabalho resultará na Leitura Dramática de O Pagador de Promessas, obra de Dias Gomes, em 31 de outubro, às 18h30, na Sala do Coro do TCA. Além disso, no dia 27 de outubro, às 19 horas, acontece o Conversas Plugadas com Yumara Rodrigues, no mesmo local, quando também será exibido o documentário sobre sua carreira.

SERVIÇO

Mestres da Cena 2011
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Mais informações: 71 3116-6616 | diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br
Workshop de Leitura Dramática com Yumara Rodrigues
Quando: 21 e 24 de outubro (sexta e segunda), 19 às 22 horas
Onde: Sala de ensaio do TCA
Vagas: 20 ouvintes
Inscrições: até 20 de outubro (quinta)
Enviar currículo para avaliação para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br, com o assunto “Workshop – Yumara Rodrigues”
Quanto: Gratuito

Conversas Plugadas com Yumara Rodrigues + exibição do documentário Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia
Quando: 27 de outubro (quinta), 19 horas
Onde: Sala do Coro do TCA
Quanto: Gratuito
Leitura Dramática de O Pagador de Promessas com Yumara Rodrigues
Quando: 31 de outubro (segunda), 18h30
Onde: Sala do Coro do TCA
Quanto: Gratuito

Workshop de Interpretação com Harildo Déda
Quando: 1º a 3 de novembro (terça a quinta), 14 às 18 horas
Onde: Sala de ensaio do TCA
Vagas: 20 atores profissionais
Inscrições: até 20 de outubro (quinta)
Enviar currículo para avaliação para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br, com o assunto “Workshop – Harildo Déda”
Quanto: Gratuito
Conversas Plugadas com Harildo Déda + lançamento do livro-biografia Harildo Deda – A Matéria dos Sonhos
Quando: 7 de novembro (segunda), 18h30
Onde: Foyer do TCA
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário