terça-feira, 24 de abril de 2012

O Canto de Cisne em cartaz na Sala do Coro do TCA



“Tiramos o teatro de dentro dele mesmo para possibilitarmos a reflexão.... o cisne só canta quando vai morrer, é como se desse a vida sua única vez de expressão artística ao perceber que a morte vai arrebatá-lo”.
Bruno Bozzeti


“ O CANTO DO CISNE”
Direção: Bruno Bozzeti
Com: Inaldo Santana e Rai Alves 
Fotografia: Adenor Gondim


O espetáculo: "O Canto do Cisne", se propõe a defender a arte de representar, fazendo questionamentos  sobre o fazer teatral, mostrando a relação do ator com a sociedade; estimulando a  reflexão sobre a importância de se valorizar e reverenciar enquanto vivos nossos atores, nossos artistas, nossos criadores e nossos perpetuadores de conhecimentos.

A encenação coloca em pauta a necessidade  de que é preciso valorizar os nossos artistas como bem cultural humano, fortalecendo assim a  nossa história cultural e artística.
O texto realista, do autor russo Anton Tchekhóv, leva o espectador refletir à respeito das profissões ; o que queremos delas e o que podemos com elas, provocando inúmeros questionamentos sobre nossas escolhas.

A peça conta a história de um velho ator (Wassil Wassylit) que é  esquecido bêbado no camarim,  quando ao acordar  se vê sozinho n o teatro vazio, apenas com a presença do velho ponto(Nikita Yvanythi), daí então passa a relatar a sua vida exibindo ao publico o domínio da técnica, emoção e lirismo que aprendeu durante seus quarenta e cinco  anos de profissão.

Inaldo Santana(,Estes Moços, Central do Brasil, Guerra de Canudos) encarna o Vassil e Rai Alves (Jardim Das Folhas, Quincas Berro D’água, Faca de dois Gumes) faz o ponto Nikita, dois experientes atores que, com interpretações emocionantes encenam o texto de Thecov  nos propiciando  uma viagem a esse mundo misterioso que é o teatro, suas entranhas.

A montagem busca o naturalismo, e tem como cenário- locação o próprio teatro. Os espectadores são inseridos no teatro no seu momento ocioso, conduzidos para o fundo do palco tendo como pano de fundo a platéia vazia, reforçado pela concepção de iluminação que utiliza-se das  luzes de serviço oferecidas pelo teatro, suas variadas cores, nuances e sombras dentro da cena, e traz o público para ver o teatro do ponto de vista do ator, assistindo a peça no palco como ocultos. 


O QUE? O CANTO DO CISNE  com INALDO  SANTANA  E RAI ALVES
LOCAL – Sala do Coro Teatro Castro Alves
QUANDO – 25 a 29  de abril  de quarta a domingo (Segunda semana)
HORÁRIO – 16 E AS 20h.
INGRESSOS –R$ 10 E  R$ 5 (MEIA)
LOTAÇÃO – 60 PESSOAS POR APRESENTAÇÃO
PRODUTORA- Leda Sacramento (ledasacramentomarizinha@hotmail.com)
718637- 8884/ 9658 -8983 / 8306 5892

 
Assessoria de Imprensa
Rai Alves /MTB 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário