domingo, 18 de novembro de 2012

Você conhece esse Livro?


Pesquisando sobre o conferencista que estará abrindo o ano letivo do POSCOM o senhor Muniz Sodré, conversei pela rede com amigos que pudessem me falar mais sobre a representação do negro na mídia e fui agraciada com várias histórias muito interessantes que infelizmente escaparam aos nossos ouvidos e muitas vezes os livros escaparam das nossas referências bibliográficas. Falo da História da escritora Carolina Maria de Jesus escritora de vários livros dentre este o mais famoso,Quarto de Despejo que é um dos livros brasileiros mais vendidos nos EUA, atrás apenas do Paulo Coelho (li essa informação na internet, procurando onde poderia encontra-lo para comprar).

Achei dois links no youtube um é um encontro fictício entre Carolina Maria de Jesus e o João Cândido da revolta da Chibata, tema que ganhou destaque essa semana na novela global das 18h Lado a Lado, e que muitos estudantes só ouvem falar na oitava série quando estão estudando história, ou na Música Almirante Negro de João Bosco e Aldir Blanc. O curta Metragem O papel e o Mar, do diretor Luiz Antônio Pilar: 

Caso alguém tenha esse filme completo vou amar assisti-lo e claro, divulgar muito para outras pessoas para que muitos outros possam ter acesso a essas várias histórias do nosso país que foram esquecidas.


O segundo link é uma pequena biografia da escritora, que é representada pela atriz negra Rute de Souza na série heróis de Todo Mundo.

Quem souber de algum sebo que venda este livro Quarto de Despejo ou a biografia dela escrita por Joel Rufino dos Santos: Carolina Maria de Jesus- Uma escritora improvável me avise que eu quero estes livros fazendo parte do meu pequeno acervo.

Ah voltando a falar de Muniz Sodré eu li esta entrevista com ele neste link eu gostei muito pois ele fala das cotas e de ações afirmativas, do diploma de jornalista entre outras coisas. Vale a pena conferir: http://africas.com.br/portal/muniz-sodre-fala-de-racismo-e-manipulacao-da-midia/

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom), na Faculdade de Comunicação, realiza no dia 26 de novembro a conferência de abertura de seu semestre 2012.2, intitulada “O campo científico da comunicação”, a ser proferida pelo Prof. Muniz Sodré, no ano em que ele completa 70 anos. Como atividade de abertura, o PósCom homenageia o ilustre professor por meio da fala de dois de seus docentes, os professores André Lemos e Wilson Gomes. O local é o auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus de Ondina), a partir das 19h, com transmissão ao vivo – link a ser divulgado no site do PósCom (http://www.poscom.ufba.br/). 

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário