quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livro "A Dança Expressionista: Alemanha e Bahia" será lançado na UFBA

A EDUFBA lança o livro de Carmen Paternostro Schaffner - A Dança Expressionista: Alemanha e Bahia e promove outros lançamentos coletivos nos dias 18 e 19 de outubro.



 A EDUFBA promove, nos dias 18 e 19, às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Comunicação, em Ondina, lançamentos coletivos. Nesta mesma data, acontece o II Workshop Comunicação, Divulgação e Editoração Científica, parceria entre a Editora e a Pró-Reitoria de Pesquisa Criação e Inovação (PROPCI/UFBA).

E é nesta programação que a diretora e coreógrafa Carmen Paternostro Schaffner lançará seu livro, dia 19/10 (amanhã) das 17 as 20 horas A dança expressionista: Alemanha e Bahia. A partir de uma análise sobre a história da Dança Expressionista Alemã, que gerou contribuições diversas em outros lugares do mundo, como a própria fundação da Escola de Dança da UFBA, em 1956, a autora apresenta algumas questões sobre a modernidade da dança na Alemanha em suas mais diferentes fases estéticas, em consonância com momentos como a Primeira e a Segunda Grande Guerra.
Preço especial de lançamento: 20,00


Confira a programação completa do Lançamento Coletivo EDUFBA – Outubro de 2012:
 18 de outubro, quinta-feira, às 17 horas
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Filmes da África e da Diáspora: Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos, de Mahomed Bamba e Alessandra Meleiro
As obras dos cineastas africanos são valiosos objetos de estudo para pesquisadores acadêmicos. Neste livro, a partir de uma seleção desses filmes, considerados objetos estéticos e semióticos, foram elaboradas diversas reflexões teóricas sobre questões identitárias, culturais e ideológicas. Os estudos levaram em consideração a atual lógica cinematográfica e observaram questões como as novas tecnologias de armazenamento e reprodução (downloads ilegais, por exemplo).
Preço especial de lançamento: R$ 40,00

Corpo, dança e consciência: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna, de Lela Queiroz
Esta obra apresenta formulações contemporâneas sobre as ciências e as artes permeadas pelo legado de Klauss Vianna, professor de dança e preparador corporal para Teatro que influenciou inúmeras gerações de artistas, entre bailarinos e atores, com sua concepção inovadora para o trabalho com o corpo. Dividido em 11 capítulos, o livro apresenta novos entendimentos de corpo que corroboram com muitos ensinamentos do artista mineiro.
Preço especial de lançamento: R$ 25,00

Trajetórias, sensibilidades, materialidades: experimentações com a fenomenologia, de Miriam C. M. Rabelo, Iara Maria de Almeida Souza e Paulo César Alves (Org.)
A partir da fenomenologia, os textos que compõem esta obra apresentam, de forma crítica, questões como a popularização da Biomedicina, as experiências do viver com HIV/AIDS e de recomposição do cotidiano após situações de violência sexual e reflexões sobre habilidades sensoriais na contemporaneidade. Destaque também para dois capítulos que tratam do Candomblé e os processos de autoidentificação e orientação das relações pessoas e orixás.
Preço especial de lançamento: 45,00
  
Incursões sobre a linguística no século XX com foco na Linguística Textual, de Lúcia Bahia Heine e Palmira Heine Alvarez (Coleção E-Livro)
Esta obra apresenta ideias essenciais da Linguística no século atual. Aborda paradigmas formais e funcionais da linguagem, focalizando o surgimento da Linguística Textual e suas ramificações tradicionais, mostrando novos caminhos para a Linguística Textual.
Disponível em www.repositorio.ufba.br.

Internet e comunicação científica no Brasil: quais impactos? Quais mudanças?, de Cristiane de Magalhães Porto (Coleção E-Livro)
Neste livro, Cristiane de Magalhães Porto aborda a disseminação e divulgação científica no novo cenário comunicacional contemporâneo. A obra identifica e discute, também, as formas e as transformações das relações de produção, circulação e consumo da ciência no Brasil.
Disponível em www.repositorio.ufba.br.

19 de outubro, sexta-feira, às 17 horas
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano, de Edvaldo Souza Couto
Esta obra é fruto de reflexões do autor sobre a atual valorização do corpo humano e a sua intensa exploração comercial. Segundo ele, no contexto da cibercultura, o corpo enfrenta acontecimentos biotecnológicos, apelos publicitários e metamorfoses físicas e mentais, renovadas constantemente. A partir desse ponto de vista, são analisadas questões como a busca pela beleza incontestável, pela felicidade constante e pela necessidade de experiências emocionais extasiantes.
Preço especial de lançamento: 20,00

A dança expressionista: Alemanha e Bahia, de Carmen Paternostro Schaffner
A partir de uma análise sobre a história da Dança Expressionista Alemã, que gerou contribuições diversas em outros lugares do mundo, como a própria fundação da Escola de Dança da UFBA, em 1956, a autora apresenta algumas questões sobre a modernidade da dança na Alemanha em suas mais diferentes fases estéticas, em consonância com momentos como a Primeira e a Segunda Grande Guerra.
Preço especial de lançamento: 20,00

Dois séculos de pensamento sobre a cidade, de Pedro de Almeida Vasconcelos
Este livro reúne e analisa criticamente toda a contribuição do pensamento sobre a cidade desde o início do século XIX até os dias atuais. Estruturado em cinco capítulos, cada um deles iniciado por um rápido contexto acerca dos eventos de cada época abordada, contendo também comentários sobre as correntes de pensamento dominantes e concluído com informações sobre o desenvolvimento do conjunto da Geografia.
Preço especial de lançamento: 50,00

Serviço
O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Outubro de 2012
Quando: 18 e 19 de outubro de 2012, às 17 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina – entrada pela Av. Adhemar de Barros, Ondina – Salvador/Bahia)
Quanto: entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário