quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um mundo de fantasia real: Teatro Ereoatá em Itinga para crianças e adolescentes

Era uma vez.. um grupo de crianças que aprenderam desde cedo o que é fazer revolução, armadas com seus corpos e as suas vozes alimentam de esperança, teatro e poesia a vida de outras crianças do bairro de Itinga em Lauro de Freitas.

Está em cartaz no Teatro Ereoatá em Itinga, Lauro de Freitas, até o dia 04/11 a peça Adolescência do Grupo Revolução Teatral.


Em Lauro de Freitas, mais especificamente no bairro de Itinga existe um teatrinho pequeno mesmo, que cabem 50 pessoas apenas, mas que é igual coração de mãe, sempre cabe mais um. Eu vivi quase dois anos lá e participei de muitas oficinas e peças de teatro, como professora e atriz. Ver a alegria no rosto daqueles meninos e meninas não tem preço. Eles participando das oficinas como alunos, ou nas peças de teatro como atores. A importância que dão aos detalhes do figurino, da maquiagem, a vaidade de uns e a pequena vergonha de outros, é tudo tão lindo, que só mesmo quem convive com crianças e adolescentes em projetos como esses podem entender do que eu estou falando.

Quem tiver a oportunidade de conhecer um trabalho sério, honesto, comprometido com a comunidade, onde as crianças e jovens são atores e atrizes do próprio espetáculo, onde os pais ou responsáveis acompanham o crescimento diário de seus filhos tem que ir no Ereoatá Teatro de Bonecos e assistir "Adolescência" o novo espetáculo do grupo Revolução Teatral.

O grupo Revolução Teatral é um grupo residente do Ereoatá Teatro de bonecos, formados pelas crianças e adolescentes que participam das oficinas de teatro, dança e teatro de bonecos do projeto Ereotá Ponto de Cultura, desde 2009 e Ponto de Leitura desde 2011. Muitas crianças já estão lá desde que o projeto nasceu na garagem da casa dos diretores Rubenval Meneses e Eliete Teles, outras começaram a pouco mais de um ano. O grupo Revolução Teatral marcou sua estréia com a peça "O Nascimento do Menino Salvador" em dezembro do ano passado em 2011 que foi contemplado com o microprojeto Mais Cultura para Território da Paz, contemplados pela parceria entre os Ministérios da Justiça e da Cultura. 

O espetáculo Adolescência tem o apoio do projeto Pontos de Cultura da Bahia, do qual o Grupo Ereoatá é beneficiado, e que desde 2009 desenvolve o projeto "Centro de Pesquisa, Registro, Produção e Difusão do Teatro de Bonecos da Bahia".


Uma vez eu perguntei para minha mãe como se nascem os bebes, primeiro ela ficou toda sem graça, depois resolveu me contar, ela disse... Quer saber o que ela disse? Venha assistir Adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário