segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II Seminário Baiano de Crítica de Artes acontece nos dias 29 e 30 de outubro


FUNCEB dá continuidade ao Programa de Incentivo à Crítica de Artes, que também promoverá a Oficina de Qualificação em Crítica e o lançamento da Série Crítica das Artes


O II Seminário Baiano de Crítica de Artes vai reunir profissionais brasileiros reconhecidos no campo para discutir a crítica de artes, com a proposta de divulgar a importância e os aspectos desta produção, agregar profissionais e estimular o interesse de novos autores críticos. O Seminário acontece no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador), sempre das 9 às 13 horas, nos dias 29 e 30 de outubro. A entrada é gratuita, aberta ao público até lotação da sala e os interessados em garantir vaga devem fazer pré-inscrição pelo site www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes. Para aqueles que não puderem se fazer presentes, os dois dias do evento terão transmissão ao vivo através do Portal do IRDEB (www.irdeb.ba.gov.br), com apoio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da FUNCEB, permitindo também o acesso de pessoas do interior do estado e de todo o país.

Na segunda-feira (29 de outubro), o Seminário terá como convidadas a professora e crítica de dança Helena Katz e a ensaísta, professora, pesquisadora e curadora Ivana Bentes.
Já na terça-feira (30 de outubro), estarão o jornalista, crítico musical e editor Carlos Calado ao lado de Wagner Schwartz, performer, coreógrafo e linguista.

Nas duas datas, a mediação será feita por Marcelo Rezende, jornalista, editor, crítico e curador. Trata-se, portanto, de um conjunto de cinco profissionais de vasta experiência, capaz de dialogar com o público sobre a situação da crítica, as suas questões históricas e contemporâneas, fundamentos, finalidades, mercados e espaços de difusão.

Além da realização do II Seminário Baiano de Crítica de Artes, o Programa de Incentivo à Crítica de Artes vai promover, ainda neste ano de 2012, a Oficina de Qualificação em Crítica, processo formativo destinado à qualificação na produção de críticas de artes e à sustentabilidade do setor, prevista a ser iniciada em 12 de novembro, sob coordenação do professor Luiz Cláudio Cajaíba (UFBA) e com presença do professor Luiz Fernando Ramos (USP). Além disso, fará o lançamento da Série Crítica das Artes, coleção de publicações com temáticas diversas dentro do universo da crítica de artes, no intuito de promover a difusão de conteúdo sobre o tema, resgatar produções de profissionais notórios no campo e divulgar novos trabalhos.


II Seminário Baiano de Crítica de Artes – Programa de Incentivo à Crítica de Artes 2012
Quando: 29 e 30 de outubro de 2012 (segunda e terça), das 9 às 13 horas
Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador – BA)
Quanto: Grátis
Transmissão ao vivo pelo Portal do IRDEB: www.irdeb.ba.gov.br
Mais informações:
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: IRDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário