quarta-feira, 30 de maio de 2012

Caixa Seleciona Projetos Culturais até 15 de junho


Até 15 de junho, estão abertas as inscrições para a Seleção Pública de Projetos Culturais da CAIXA. São quatro programas: o programa CAIXA de apoio ao Artesanato Brasileiro, o programa de apoio a Festivais de Teatro e Dança, o programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural e o de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.





Mais informações sobre inscrições é possível encontrar no site da instituição (http://www.programasculturaiscaixa.com.br/).



terça-feira, 29 de maio de 2012

2ª Chamada do Calendário das Artes 2012


2ª Chamada do Calendário das Artes 2012

Estão abertas até 9 de julho as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Nesta 2ª Chamada, o Calendário das Artes vai apoiar propostas que sejam iniciadas de 1º de outubro a 31 de dezembro deste ano. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site da Fundação Cultural.

O edital é aberto a Pessoas Físicas que residam na Bahia e tenham idade igual ou superior a 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com permanência legalizada, e a Pessoas Jurídicas de Direito Privado, estabelecidas na Bahia e com atuação artístico-cultural definida em seu estatuto. Para se inscrever, o proponente deve preencher o Formulário de Inscrição, apresentando sua proposta, e enviá-lo via Correios, apenas por correspondência registrada ou serviço Sedex e com Aviso de Recebimento, para o endereço de inscrição do Macroterritório em que reside – cada um dos seis Macroterritórios tem um local específico de recebimento.

Calendário das Artes – Inscrições da 2ª Chamada de 2012

Quando: 25 de maio a 9 de julho
Onde: inscrições via Correios, apenas por correspondência registrada ou serviço Sedex e com Aviso de Recebimento (endereços de postagem estão descritos no edital – cada Macroterritório tem um local específico de recebimento)
Inscrições gratuitas
Informações: 71 3324-8505 (14 às 18 horas) | calendario.artes@funceb.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Educadora FM/ TVE Bahia/ IRDEB

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Operação Titanic tem data confirmada!


Operação Titanic

No dia 29/05 (terça-feira), às 11h,

Exibição do Filme:
A Night to Remember (Somente Deus por testemunha), de 1958 


A greve de Rodoviários e as fortes chuvas em Salvador foram motivos de cancelamento de vários eventos na cidade, mas com a trégua da chuva e o fim da greve, a cidade voltou  a sua normalidade com várias programações culturais e a semana começa com o evento "Operação Titanic" que irá exibir o filme clássico sobre a tragédia do naufrágio mais falado do cinema, no auditório da Faculdade de Comunicação - FACOM, nesta terça-feira dia 29/05 as 11 horas.

O projeto prático de produção cultural, concebido pelo professor e jornalista Marcos Palacios na disciplina Oficina de Comunicação Escrita, como atividade prática realizada pelos alunos do primeiro semestre do curso de Produção em Comunicação e Cultura, consiste na exibição do filme clássico "A Nigth to Remember" de 1958, com entrada gratuita, direito a pipoca e sorteio de brindes.
  
A Night to Remember é um docudrama inglês, considerado pelos historiadores uma das obras mais fieis ao naufrágio e reconhecido pela crítica como o melhor filme sobre o Titanic, especialmente pelo seu realismo social que reflete a sociedade de 1912.  O longa segue o navio desde sua viagem inaugural com apenas 20 embarcações para 2.207 passageiros até a chegada do Carpathia, embarcação que apareceu para resgatar os poucos mais de 700 sobreviventes da tragédia.

O roteiro de Eric Ambler baseou-se no livro homônimo do historiador Walter Lord’s lançado em 1955, escrito a partir de depoimentos de dezenas de sobreviventes, a direção é de Roy Ward Baker e tem como destaque o ator inglês  Kenneth More que interpreta o oficial Charles Lightoller. O filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa em 1959.

Quando comparado ao filme Titanic de 1997 de James Cameron, ganha em seus aspectos documentais, mais preocupado com a realidade apesar de não ser uma superprodução. Segundo o professor e comentarista cinematográfico André Setaro “há esse aspecto documental muito significativo nos filmes que abordam o naufrágio do Titanic, mas o Titanic do James Cameron aborda muito uma história de amor, uma prótese que fere o rigor documental para satisfazer os anseios de uma plateia romântica, diria mesmo melodramática”.

SERVIÇO

Evento: Operação Titanic
O que: Exibição do Filme “A Night to Remember” (Somente Deus por Testemunha) - 1958
Quem: Alunos da Disciplina de Oficina de Comunicação e Escrita ministrada pelo professor Marcos Palacios.
Quando: 29 de maio de 2012 as 11 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina)
Ingressos: Entrada franca com direito a pipoca e sorteio de brindes

CONTATOS

Facebook
Twitter: @operacaotitanic
e-mail: operacaotitanic@gmail.com



Centenário do desastre marítimo do mais famoso navio do cinema

A catástrofe representou uma série de mudanças para a navegação. Depois do Titanic foi determinado por lei que as embarcações devem ter botes salva-vidas capazes de abrigar todos os passageiros e tripulantes a bordo, bem como um sistema de rádio que funcione 24 horas, além disso, foi criada a Internacional Ice Patrol, uma organização que monitora a posição de icebergs para garantir a segurança das embarcações.

A tragédia gerou uma série de filmes desde 1912. O professor e comentarista cinematográfico André Setaro atribui esse sucesso ao fato de o cinema “gostar de explorar a espetaculosidade do desastre” e sendo o Titanic um luxuoso, e grandioso navio, “um colosso”, equipado com o que havia de mais moderno em termos de tecnologia e segurança da época, considerado “inafundável”, em sua primeira viagem acabou naufragando.


Destacamos os filmes que foram criados para o cinema desde o caso do curta de 10 minutos produzido nos Estados Unidos “Saved from the Titanic” que foi lançado 29 dias depois do acidente.

Produções feitas desde 1912 até os dias atuais

Saved from the Titanic/ Salva do Titanic (1912), In Nacht Und Eis / Na noite e no gelo (1912), Titanic (1943), Titanic (1953), A Night to Remember /Somente Deus por Testemunha (1958), SOS Titanic (1979), Raise the Titanic/ Resgate do Titanic (1980), Titanic (1997), La Leggenda Dell Titanic/ A Lenda do Titanic (1999), Titanic The Legend Goes On/ Titanic, O desenho (2001), Titanic II (2010).




domingo, 27 de maio de 2012

SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE OFICINAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS


Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais



Para divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza, entre os dias 22 de maio e 10 de junho, Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais para inscrição nos editais do Fundo de Cultura 2012. 

As oficinas serão ministradas pelos representantes territoriais de cultura e coordenadores de macro territórios da SecultBA  em mais de 100 municípios, garantindo que todos os Territórios de Identidade da Bahia sejam contemplados.

Mais informações pelo e-mail:
territoriosculturais2012@cultura.ba.gov.br  

telefone - 71 3103-3415.



Começa amanhã o 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura


1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura
nos dias 28,29 e 30 de maio de 2012
no Teatro Vila Velha.

Dando início a uma discussão sobre a importância da formação e da capacitação na área da cultura, o seminário vai contar com 16 conferencistas, 9 medidadores/coordenadores de mesas redondas, grupos de trabalho e 18 pesquisadores.

A posição assumida pela cultura como fator essencial no desenvolvimento inclusivo nas sociedades contemporâneas nos obriga a rever estratégias programáticas nos diversos setores sociais, políticos e econômicos, buscando a profissionalização e o aprimoramento de um novo campo de trabalho que surge como exigência de uma sociedade em mutação.

A universidade, lugar onde se pensa o fazer cultural, não pode se furtar a ocupar um papel central na sedimentação desse elo da cadeia de profissionalização e capacitação em cultura. 

O público alvo do 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura é formado pelos estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações de produção e gestão de bens culturais.

O Seminário pode e deve também interessar, particularmente, aos profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais) e em organizações do Terceiro Setor.

Mais informações acesse ao site do Evento




quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições abertas para o XV Festival Nacional de 5 minutos


Evento vai acontecer em outubro com mostras de filmes em curtíssimo formato e distribuição de R$ 30 mil em prêmios




Estão abertas até o dia 21 de junho as inscrições para a a 15ª edição do FestivalNacional 5 Minutos. O concurso visa à seleção e à premiação de vídeos com duração de até cinco minutos, de temática e estética livres, com o objetivo de incentivar a experimentação, a produção e a difusão desta linguagem no Brasil.

XV Festival Nacional 5 Minutos será realizado entre 15 e 20 de outubro deste ano, com uma programação que inclui mostras de vídeos e games, seminários, palestras, exposições e oficinas, com acesso gratuito, em diversos espaços de Salvador e interior do estado, tendo como sede as salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, na capital baiana.

Através do edital, serão selecionados 50 vídeos para compor a Mostra Competitiva, de onde sairão cinco premiados:
“1º lugar – Prêmio Walter da Silveira”, no valor de R$ 10 mil;
“2º lugar – Prêmio Alexandre Robatto”, no valor de R$ 8 mil;
“3º lugar – Prêmio Roberto Pires”, no valor de R$ 6 mil;
“Prêmio Luiz Orlando”, de R$ 4 mil, para o vídeo mais votado pelo Júri Popular.

A novidade desta edição é a concessão do “Prêmio Vito Diniz”, no valor de R$ 2 mil, para o melhor vídeo de realizador estreante.

Podem se inscrever pessoas físicas, de qualquer estado do país, que sejam diretores da(s) obra(s) a ser(em) apresentada(s). Cada proponente pode submeter até três vídeos, que não devem ter sido exibidos em edições passadas do evento.

As inscrições são efetivadas tanto presencialmente, na sede da DIMAS, em Salvador/BA, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, quanto por via postal, através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento, com a apresentação, em envelope lacrado, dos documentos listados na minuta do edital.

O Festival promove atividades paralelas, que buscam investir na formação e aperfeiçoamento dos profissionais, discutir pautas de interesse da classe e dar visibilidade às suas ações é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).

SERVIÇO

Inscrições para o XV Festival Nacional 5 Minutos
Até 21 de junho
Inscrições presenciais:
Na DIMAS (Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris, Salvador/BA. CEP 40.070-100)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Inscrições via postal:
Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para o mesmo endereço.
Sites:



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Evento Cancelado devido a greve

Operação Titanic
Evento da Disciplina Oficina de Comunicação Escrita
FACOM - UFBA


Devido aos impasses gerados pelas constantes chuvas e pela greve dos rodoviários, o evento do "Operação Titanic" terá que ser remanejado para uma data próxima, aguardando somente maiores informações sobre a paralisação rodoviária. O horário permanece o mesmo (11h), bem como o local (Auditório da FACOM - em Ondina); Continuaremos com pipoca grátis e sorteio de brindes ao final da sessão. Pedimos desculpas pelos transtornos e aguardamos vocês no evento, para juntos contemplarmos a exibição do clássico vencedor do Globo de Ouro, o "A Night to Remember" (Somente Deus Por Testemunha) de Roy Ward Baker.


Em breve maiores informações

Assista o spot do filme aqui


terça-feira, 22 de maio de 2012

Operação Titanic ancora na UFBA



Auditório da Facom recebe filme clássico sobre a tragédia centenária

A Night to Remember (Somente Deus por Testemunha), de 1958, será relançado na próxima quinta-feira (24/05), às 11h, no Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA. O projeto é realizado pelos alunos do primeiro semestre do curso de Produção em Comunicação e Cultura e concebido pelo professor Marcos Palacios, para a disciplina Oficina de Comunicação Escrita.

O centenário do acidente com o Titanic, o relançamento em 3D do filme do diretor James Cameron e as novas descobertas sobre o naufrágio fazem de 2012 um ano propício para o relaçamento de uma das principais obras cinematográficas sobre a tragédia. A sessão de A Night to Remember tem entrada gratuita, além de pipoca e sorteio de brindes.

A Operação Titanic visa exibir uma obra clássica de difícil acesso ao público, considerada pela crítica como o melhor filme sobre o naufrágio centenário, devido ao seu realismo social e requinte cinematográfico. “Filme cinematograficamente muito bom em termos de realização, tem sequências quase antológicas em termos de cinema. Algumas vezes se aproxima de um documentário, pois há uma produção muito boa do cenário, uma tentativa de recriar o que se imagina ser a vida dentro de um navio”, afirma o professor, pesquisador e orientador do projeto Marcos Palacios.


O rigor e a inserção no contexto apresentado pelo docudrama inglês A Night to Remember faz com que a obra adquira contextos documentais, ainda que seja ficcional. André Setaro, professor da UFBA e crítico cinematográfico, aponta que os trabalhos fílmicos sobre o Titanic possuem esse caratér de documentário graças à reconstituição da época, através dos móveis e indumentárias. Esse aspecto realístico, no entanto, se perde quando são introjetadas histórias de amor, pois “fere o rigor documental para satisfazer os anseios de uma plateia romântica, diria mesmo melodramática”, conforme explica Setaro.


Especialista dedicado ao estudo da memória midiática, Marcos Palacios entende que, em algumas ocasiões, os fatos históricos se fundem de tal modo com os elementos da ficção que se torna difícil distingui-los. As produções sobre o naufrágio do Titanic cumprem esse papel, pois “o cinema é um formador de memórias, de criar ‘falsas memórias’, constituidor de representações que nós temos da realidade histórica”, aponta Palacios.

A Night to Remember

Docudrama inglês de 1958, A Night to Remember é reconhecido como uma das obras mais fiéis ao naufrágio do Titanic, pelo realismo com que reflete a tragédia da noite de 14 de abril de 1912. O longa mostra o navio desde a sua viagem inaugural, com 2.207 passageiros, até a chegada do Carpathia, embarcação que resgatou os poucos mais de 700 sobreviventes.

O roteiro de Eric Ambler se baseou no livro homônimo do historiador Walter Lord, publicado em 1955 e escrito a partir de depoimentos de dezenas de sobreviventes. A direção de Roy Ward Baker traz como destaque o ator inglês Kenneth More. Em 1959, o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa.



SERVIÇO

Evento: Operação Titanic
O quê: Exibição do Filme A Night to Remember (Somente Deus por Testemunha) - 1958
Quando: 24 de maio de 2012 às 11 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA - Campos Ondina
Quanto: Entrada e pipoca gratuitas e sorteio de brindes
Quem: Alunos da Disciplina de Oficina de Comunicação e Escrita
Contatos: operacaotitanic@gmail.com / Twitter: @operacaotitanic

http://youtu.be/3sjJU68Hq0Q



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prorrogadas as inscrições para o programa Na Trilha das Artes


Até o dia 25 de maio estão abertas as inscrições do programa Na Trilha das Artes, que oferece cursos gratuitos na área da cultura e arte. Podem participar jovens entre 16 e 29 anos, em situação de desemprego involuntário, que tenham a família cadastrada no Programa Bolsa Família. Além disso, é necessário estar matriculado na rede pública de ensino, frequentar regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou ter concluído o ensino médio.

Em Salvador, as inscrições serão realizadas no Sinebahia (Iguatemi).  Já no interior, elas podem ser efetuadas nas agências do Sinebahia, localizadas nos SACs.

O Programa Na Trilha das Artes, lançado este ano pelo Governo do Estado, é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) por meio da Coordenação de Juventude.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

08 VAGAS DE ESTÁGIO NA SUDECULT/SECULT-BA


08 VAGAS DE ESTÁGIO NA SUDECULT/SECULT-BA
Inscrições até dia 23 de maio de 2012


A Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – SUDECULT Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT-BA seleciona até dia 23 de maio 08 (oito) estagiários(as) para atuar na Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Fiquem atentos: as inscrições serão feitas por e-mail através do envio do Currículo e a data limite é quarta-feira dia 23 de maio de 2012.

·         Cursando graduação em Produção Cultural,  Secretariado, Administração ou Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com área de concentração em Políticas e Gestão da Cultura;

·         A partir do 3º semestre;

·         Disponibilidade de 4h diárias - manhã ou tarde

·         Interesse em desempenhar atividades da rotina do serviço público, gestão de projetos, gestão de espaços culturais, produção cultural, entre outras.

·         Carga horária - 4 horas diárias
·         Remuneração - bolsa de R$400,00 (quatrocentos reais) mais auxílio transporte (valor integral da passagem de ônibus)
·         Local - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Praça Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, s/n, Centro, Salvador - em frente à Prefeitura.

·         1ª etapa: Envio de currículo para o e-mail:   estagio.sudecult@gmail.com com o assunto: “ESTÁGIO” até dia 23 de maio de 2012.
·         2ª etapa: Os candidatos que tiverem currículos selecionados na 1ª etapa, serão chamados (por e-mail ou telefone) para entrevista presencial na Secult-BA.

Núcleo de Projetos / Diretoria de Espaços Culturais
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
Telefone: (71) 31033400

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estão abertas as inscrições para os 17 editais do Fundo de Cultura e Demanda Espontânea.



Para quê?
Apoiar propostas cujo objeto não se enquadre em qualquer dos editais lançados pela Secretaria de Cultura e suas unidades vinculadas no mesmo ano civil. Ex.: Eventos calendarizados com previsão de realização ainda em 2012, periódicos em cultura que não sejam temáticos, programas de rádio e TV multilinguagens, entre outros.
Quem pode?
Qualquer pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica que tenha como objeto o exercício de atividades culturais. Em qualquer dos casos é necessário ser domiciliado na Bahia há pelo menos 3 anos.
Qual o valor?
O valor global disponível para esta Seleção é de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) e estabelece um teto de apoio por projeto de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
Até quando?
A partir do dia 15 de maio de 2012 com encerramento no dia 15 de junho de 2012.
As propostas podem ser enviadas pelo Sedex dos Correios ou serviço similar de entrega para o endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
O envelope deve estar lacrado e identificado com número e nome desta Seleção e deve conter uma via impressa do formulário de apresentação da proposta, planilha orçamentária, CD com arquivos gravados e currículo/portfólio do proponente.
Importante: Não serão aceitas entregas pessoais de propostas.
Atenção: Para propostas que solicitem apoio inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) só serão aceitas aquelas cujo cronograma tenha início a partir de 16/09/2012.
Para propostas que solicitem apoio igual ou superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) só serão aceitas aquelas cujo cronograma tenha início a partir de 26/10/2012.
Dúvidas e esclarecimentos: 71 3103-3489 (14h às 17h) / atendimento@cultura.ba.gov.br

sábado, 12 de maio de 2012

Espetáculo Moças Aéreas em Cartaz no Teatro Martim Gonçalves

De 11 a 20 de maio no Teatro Martim Gonçalves


Divulgação
Moças Aéreas são mulheres de várias idades e profissões que concretizam o sonho e o prazer de voar. Elas sobem ao picadeiro para representar o universo feminino das mulheres de circo e das aeromoças, que têm em comum viver nas alturas, se arriscar, ir e vir sem perder o charme, a beleza e a sensualidade. A sequência de números convida os espectadores para uma viagem desde o check-in, passando pelo embarque, decolagem e aterrissagem. Momentos de encontros e despedidas, em números de tecido, lira, corda, passeio aéreo e quadrante.

A montagem é um espetáculo circense contemplado na Demanda Espontânea do Fundo de Cultura 2011, realizado pela artista circense, graduada em Artes Cênicas pela UFBA, Luana Serrat e pela Cia LuanaSerrat.

Serão, no total, seis apresentações, sempre às sextas, sábados e domingos de maio, até o dia 20, sempre às 20 horas. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e devem ser adquiridos no local.

| Serviço |
Moças Aéreas
Quando: dias 12, 13,18, 19 e 20 de maio
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA)
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relações raciais e de poder conduzem a trama de Διασπορά, um romance


Relações raciais e de poder conduzem a trama de Διασπορά, um romance


A temática central do romance é a disputa pelo poder político. Toda a trama é conduzida através dos choques provocados pelos entrelaçamentos entre as relações de poder e as relações raciais no Brasil contemporâneo. A narrativa se utiliza de uma possível disputa eleitoral pelo cargo majoritário da cidade de Salvador, na Bahia, entre um candidato negro e um não-negro (judeu). Lançado num momento em que muito se discute sobre a ausência de representatividade do negro nos espaços de poder no País, principalmente em Salvador, cidade com população formada por maioria negra, a obra certamente trará contribuições para o debate.
Primeiro leitor a ter acesso ao livro, o também escritor e crítico André Setaro, pontua que a obra anuncia uma “diáspora de ideias e provocações” e ressalta o estilo inquietante do texto, “a escrita não é uma escrita para deixar o leitor na passividade da leitura”, afirma o escritor. Setaro antecipa para os leitores que cada capítulo contém uma verdade captada na experiência de vida do autor. “Obra de ficção, porém, sem deixar de conter, nela, os percalços de uma existência”, observa. Segundo ele, o romance “é um libelo contra a hipocrisia, o arrivismo, o oportunismo, o egoísmo, e um retrato severo das idiossincrasias do ser humano que, vítima das circunstâncias, sofre não apenas o maltrato do meio social excludente como também das pessoas hipócritas e que usam, sempre, no convívio social, uma ‘persona’”.

A sessão de autógrafos será antecedida por uma mesa-redonda com o tema “O Negro na Literatura Brasileira – 124 anos Pós-abolição”. O debate contará com a participação dos professores Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon; Ana Célia Silva, doutora em Educação e autora de diversas obras sobre a representação social do negro no livro didático; e Florentina Silva de Souza, pesquisadora e doutora em Estudos Literários. A questão que pautará as discussões será o lugar do negro na literatura brasileira contemporânea. Além do debate, atores do Bando de Teatro Olodum apresentarão performances interpretando trechos do livro.

Serviço
O quê: Noite de autógrafos e lançamento do livro Διασπορά (Diasporá), um romance, do escritor e jornalista Fernando Conceição;
Quando: Segunda-feira (14/05), às 18h30;
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, Av. Sete de Setembro, s/n – Passeio Público, Campo Grande;
Realização: Editora Casarão do Verbo;
Apoio: Fundação Pedro Calmon, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb),Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Teatro Vila Velha e Circuito de Cinema – Sala de Arte;

Contatos:
Rosel Soares – editor-responsável – Editora Casarão do Verbo
(11) 6397-4825       |  (77) 3435-2674
Danila Jesus – produtora -  (71) 8744-5704

Reportagem do blog Evolução Hip Hop

Ponto de Cultura Ereoatá Teatro de Bonecos em Itinga


Bonecos resultado da oficina 2011
Teatro de Bonecos a todo vapor em Itinga

Usando muito pouco podemos fazer muito, esse é o pensamento do Ereoatá Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Itinga, Lauro de Freitas que filiado a Associação Cultural Tupã, desenvolve o projeto Centro de Pesquisa, Registro, Produção e Difusão do Teatro de Bonecos da Bahia, patrocinado pelo projeto Pontos de Cultura da Bahia.
Projeto criado em 2004 pela gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (MinC), os Pontos de Cultura são entidades de atuação comunitária no setor e que recebem investimentos do governo federal, em algumas situações em parceria com os estados e os municípios. Fazem parte das atividades do Programa Cultura Viva do MinC e tem ações em 1122 cidades, atuando em redes sociais estéticas e políticas.Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.

E foi assim que nasceu o Ereoatá Teatro de Bonecos em 2001, na garagem da casa dos seus criadores Rubenval Meneses e Eliete Teles. Começaram criando bonecos em papel machê para venda e ministravam oficinas para crianças da comunidade de Itinga. Mas a produção aumentou e a garagem começou a ficar pequena. Com o apoio do Projeto Pontos de Cultura da Bahia o grupo pode alugar uma pequena casa com quintal e lá começou uma história de arte, cultura e cidadania.
Frente do Ponto de Cultura
Quem chega a porta da pequena casa em Itinga, nem imagina que dentro daquela caixinha existe um mundo cheio de magia e encanto. Logo na entrada uma sala de instrumentos com violão e percussão, algumas delas criadas pelos alunos do grupo musical com materiais recicláveis. A segunda sala estão instalados 4 computadores com internet, impressora e uma biblioteca comunitária com vários livros de ficção, infantil e adulto e também livros didáticos para pesquisas escolares dos usuários. Nos fundos da casa, fica a sala de oficinas, com ferramentas e vários materiais utilizados na confecção de bonecos e dos cenários dos espetáculos do grupo e das crianças que frequentam as oficinas.
Frente da casa em dia de festa
Tem também o teatro Ereoatá. Isso mesmo, um teatro. Um toldo de 12X8 todo isolado com lona preta e com arquibancada feita de palites, com mesa de iluminação de 12 canais, varas de luz, refletores, cortinas, equipamento de som, uma pequena sala de espetáculos com capacidade para 50 espectadores.
Platéia em dia de festa
Decoração de Natal
Euclides da Cunha
O projeto de Ponto de Cultura proporcionou o crescimento do espaço e também a possibilidade das oficinas serem ministradas para um maior de numero de pessoas, no entanto essa não é a única fonte de renda do grupo. Antes do patrocínio do projeto, o grupo começou a se desenvolver economicamente vendendo seus bonecos nas feiras como EXPOART e FENAGRO, vendendo bonecos em escolas e também ministrando oficinas, fazendo contações de história e pequenos espetáculos em associações e escolas publicas e particulares de Salvador, Lauro de Freitas e região Metropolitana, além de fazer as decorações de São João e Natal da Cidade de Euclides da Cunha nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Decoração de Natal
Euclides da Cunha
Participaram de Festivais de teatro tais como: FIT – Festival Ipitanga de Teatro de Lauro de Freitas em 2007 e 2008 com o espetáculo “Marama” recebendo o prêmio de melhor figurino e melhor trilha sonora no ano de 2008. Em 2011 participou deste festival com o espetáculo “Blup, nem tudo que cai na rede é peixe”, sendo indicado para melhor espetáculo. Participou também do 3º FENATIS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana em 2010 com o espetáculo “Marama”.
Dia de Oficina
No Ponto de Cultura
Atualmente o grupo tem realizado oficinas de teatro de bonecos para crianças e também para jovens e adultos que queiram aprender a prática para geração de renda.
O Grupo Ereoatá trabalha com os materiais recicláveis, promovendo a re-significação do lixo, fomentando a consciência ecológica através da arte, criando seus bonecos a partir de papel e garrafas pet. As oficinas são gratuitas e fazem parte da programação do Projeto Ponto de Cultura, desde 2009, Projeto Ponto de Leitura em 2010 e Projeto Território da Paz também de 2010.

Acompanhe a programação das Oficinas

 Teatro de Bonecos e Construção de Textos
Segundas e quartas-feiras das 08:30 as 10:30h

Formas Animadas Dançam
Quartas e sextas-feiras das 14 as 16 horas

Bonecos para geração de Renda
Segunda-feira das 15 as 17 horas.

Teatro e Montagem de Espetáculo
Sábados a partir das 15 as 17 horas

Maiores Informações:
ereoata@hotmail.com
8813-5404
http://ereoata.arteblog.com.br



Oficina de Natal em Garrafa Pet


Boneco de 8 metros
Feito para Decoração de Euclides da Cunha
Papai Noel de Pet
Decoração de Euclides da Cunha
Cenários e Peixe construídos com garrafa pet
Espetáculo Blup, nem tudo que cai na rede é peixe

Tubarão e peixe de garrafa pet

Peixes em Pet do Espetáculo Blup, nem tudo que cai na rede é peixe